TV

sbt SBT
globo PLIN PLIN
record RECORD
redetv REDETV
band BAND
ei CULTURA
ei TVGAZETA
sbt GNT
nick VIVA
nick STUDIO U
discovery SPORTV-P
sbt CINEMA
sbt CSI
nick SYFY
dragon GOSSIP G.
nick DOIS H.
nick SMALLVILE
universal SUPERNAT
nick LOST
sbt PRISON B
nick D.HOUSE
nick 24HORAS
sportv SPORTV
nick SPORTV2
c nova SPORTVHD
cavaleiros ESPN.
espn ESPN BR
nick ESPN HD
all tv PFC
disney xd COMBAT
nick E.Interat.
nick SPEED
c nova BAND S.
discovery WWE
sbt CINEMAX
sbt MAXPRIME
sbt MAX HD
nick TELECINE
cultura TELECINE
camara TELECINE.
ei TELECINE
nick AFAZENDA
nick PLAYTV
nick CARTOON
cultura DISC.KIDS
nick NICK
nick DISNEY
sbt D.JUNIOR
nick DISNEYXD
sbt BOOM
nick PATROA
nick CRIS
nick CAVALEIRO
sbt DRAGON
nick CHAVES
nick BEN 10
sbt FUTURAMA
nick SIMPSONS
sbt MALUCO
sbt GLEE
mtv NARUTO
bloomberg DESENHOS
sbt TOONCAST
nick FAMILIA P
nick X-MEN
nick RECORD
sbt GLOBO N
sbt BAND N
nick MEGA PIX
dragon SONY
nick HBO
discovery HBO2
discovery FAMILY
cultura HBO PLUS
sbt CAVERNA
nick TOM E JERY
sbt DOUG F.
sbt TRAPALHOES
sbt RATIMBUM
nick PICA PAU
sbt B.ESPONJA
sbt POKÉMON
sbt SCOOBY
sbt NICK J..
nick JASPION
disney ANIMAL
sbt NATGEO
nick FOX
nick FOX LIFE
nick FOX NEXT
rede vida SPACE
national AXN
rural DISCOVERY
ei HISTORY
discovery TNT
nick UNIVERSAL
nick WANNER
nick MGM
mtv MTV BR
bloomberg TOPMUSIC
nick VH1
nick MIX TV
nick LIV
nick HOME&H

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mercado de trabalho segue forte em março



 
SÃO PAULO (Reuters) - A criação de postos de trabalho desacelerou em março devido ao Carnaval, mas a massa salarial ganhou força e o nível de desemprego no Brasil se manteve nas mínimas históricas, aumentando a pressão sobre o Banco Central na véspera de importante decisão sobre o juro.
Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na manhã desta terça-feira, mostraram que a taxa de desemprego no país aumentou de 6,4 para 6,5 por cento na passagem de fevereiro para março.
Além de o aumento ter vindo menor do que o esperado pelo mercado --6,7 por cento, segundo economistas consultados pela Reuters--, o dado ficou no menor patamar para o mês na série histórica iniciada em 2002.
Mais tarde, o Ministério do Trabalho reportou a criação de 92.675 vagas líquidas de trabalho formal no mês passado, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi um ritmo bem menor do que o observado nos primeiro bimestre do ano, quando foram criados quase meio milhão de postos.
O ministro Carlos Lupi atribuiu a desaceleração aos feriados de Carnaval, antecipou que os números de abril devem ser muito fortes e manteve a previsão de que surjam 3 milhões de vagas adicionais este ano.
"Hoje eu não estou vendo ainda o mercado de trabalho brasileiro desaquecido", afirmou Lupi.
Em março, porém, houve 1.673.247 desligamentos, o maior da série do Caged. Essas baixas foram compensadas pela criação de 1.765.922 vagas, o terceiro maior da medição histórica.
Os relatórios chegam no primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que na quarta-feira à noite anuncia o rumo da Selic, hoje em 11,75 por cento ao ano.
O mercado de trabalho é uma das variáveis econômicas que estão sendo monitoradas pelo governo, por suas implicações sobre a inflação. Para combater a inflação alta, o Copom já subiu o juro duas vezes este ano. Além disso, o BC tomou medidas para desacelerar o ritmo de expansão do crédito.
Mais do que empregos, no entanto, o que para analistas pode acrescentar pressão sobre os preços é o aumento da massa salarial, que pode dar mais combustível para o consumo, que é justamente o que o governo quer segurar.
E nesse quesito os números do IBGE também indicam alerta, já que o rendimento médio real do trabalhador em março subiu 3,8 por cento na comparação anual, para o maior valor para março desde 2002.
"O BC está contando com uma forte desaceleração do crédito para limitar o ritmo do consumo. Mas como o mercado de trabalho segue forte, a demanda por crédito pode continuar forte e ofuscar parte do efeito das medidas do governo", disse o Barclays Capital, em relatório.
Também nesta terça-feira, a Receita Federal informou que a arrecadação federal cresceu 11,96 por cento no primeiro trimestre, na comparação anual, acelerando em relação ao movimento do ano de 2010.
Para o HSBC, a pressão aumenta para o que o BC adote mais medidas para segurar a inflação, que está perto do teto da meta do governo. Na quarta-feira, o IPCA-15 deve apontar alta de 0,77 por cento em abril, segundo analistas ouvidos pela Reuters, o que levaria a taxa acumulada em 12 meses para cerca de 6,4 por cento.
"Acreditamos que os últimos dados sobre o mercado de trabalho reforçam a necessidade de o Banco Central de elevar a taxa Selic por 50 pontos na quarta-feira", disse o HSBC, em relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário